terça-feira, 7 de setembro de 2010

O primeiro dia sozinha!

A dinsdag (terça-feira) amanheceu completamente nublada, aliás chovendo! E um ventinho bem agradável para andar de fiets... Feriado no Brasil, e aqui dia de trabalho! Mas tudo bem, coloquei uma capinha de chuva patrocinada pela TIM que trouxe do Brasil (sabe aqueles saquinhos de colocar comida? pois é, do mesmo material, "beeem" resistente, mas enfim, protege) e lá fui eu pro lab. Cheguei toda encharcada, apesar da capinha e apesar de ser bem perto, mas o bom é que logo seca a roupa dentro dos ambientes fechados. Mas o sapato impermeável é imprescindível!!!
Eu e mais um rapaz da Grécia, que chegou aqui ontem, fizemos um "tour orientado" com uma das pesquisadoras do RIKILT, a Ingrid, pelos laboratórios durante a manhã e ao meio dia saí para abrir a conta no banco. Perguntei como chegava lá e fui. Vai aqui, vira ali, linksaf (àix ixquerda, como diriam os manézin), rechsaf (àix direita), tem um atalho logo ali, beleza, olhei no mapa, beleza, bora lá. 
De tudo tem o tipo biologische - a versão
sem agrotóxico dos alimentos no AH
Tudo certíssimo, fui lá sozinha, abri a conta (muito tranqüilo quando se tem todos os docs em mãos) e depois passei no Albert Heijn (abrev. AH, famoso supermercado neerlandês) pra aprimorar meu vocabulário [minha meta é aprender cinco palavras por dia! hoje foram: olijven (azeitonas), zalm (salmão, tem muitos tipos diferentes), garnaal (camarão, também tem vários), pistol (é como eles chamam o nosso pão francês, ou cacetinho pra gauchada) e biologische (acho que é algo como "orgânico", ou "sem agrotóxico", pois os vários produtos que tem esse nome possuem o rótulo verdinho)].
Na volta é que deu pobrema... tentei voltar exatamente pelo caminho de ida mas... quem disse que eu achava o tal atalho? Ai meu deussss... tá, ok, pára, pergunta, como assim? ninguém conhece o RIKILT? Oh gosh... ok, vai mais um pouco... e pedalei, pedalei, pedalei (ainda bem que a chuva tinha parado!) e só via campos e mais campos pela frente... daqui a pouco não haviam mais pessoas pra perguntar... só as ovelhas... afff!! Já fazia mais de 40 min que eu estava pedalando e nada! Bem... calma, respiração abdominal, vamo lá. Daqui a pouco simplesmente apareceu na minha frente um dos prédios que a Andréia me levou ontem, o Lumen! Ufaaa!! Ali perguntei como voltava! Finally!!!! Consegui chegar no RIKILT já era umas 15h! Alias, bem na hora do Coffeetijd (se diz "cofitáid" e sim, todo mundo pára tudo pra tomar café às 10h e às 15h. Sempre!).
Ao que parece, o pessoal daqui do instituto onde vou trabalhar recebe muitos estrangeiros e mesmo assim ainda não estão acostumados com a orientação a ser dada. Além disso, existe muita burocracia a ser cumprida, muita mesmo. Tanto na municipalidade quanto dentro da Universidade. E pra ajudar, parece que oficialmente não estavam sabendo da minha chegada por aqui... Quando se dão conta disso, logo falam: ah pro Fábio que chega em Outubro já vamos deixar isso providenciado, já vamos fazer isso e aquilo,... hehe, menos mal!
Pra entrar e sair do prédio é preciso se identificar na portaria toda a vez, ou possuir um cartão de identificação. Como o Jeroen não esta por aqui (e é com ele que vou trabalhar diretamente), ainda não tenho cadastro, mas agora já esta sendo providenciado. Para acessar a internet uma das queridas pesquisadoras daqui, a Bonnie, colocou a senha dela para eu poder acessar. O maior inconveniente dos acessos daqui é que a cada 15min o computador trava para o Workpace Break (pausa para fazer alongamento e evitar LER... ok...), e ainda não aprendi como desabilitar isso! Mas enfim... às 17h tudo acaba por aqui, todo mundo vai embora a não ser que tenha esteja no meio de experimento...
Primeiro mill que vejo ao vivo na Holanda!
Depois do expediente fui dar umas voltas de bike pra me perder por aí mais um pouco. É uma cidade muito agradável se andar de fiets (deve ser assim em todo o país, mas por enquanto só conheço aqui mesmo). Fui pros lados do centro, onde me deparei com o primeiro moinho legítimo da minha vida! Além dele, tirei mais umas fotinhos das ruas da cidade. É uma graça!
Bem pessoal, se vocês ainda tiveram paciência de ler tudo isso, cheio de detalhes, agradeço demais a atenção! Mas por questões práticas (tanto para vocês quanto para mim) a partir de agora escreverei mais sucintamente, com os principais tópicos do dia ou da semana e as impressões que vão ficando ao longo da caminhada...

4 comentários:

  1. foi ótimo ler teus relatos cheios de detalhes! tomara que de tempos em tempos tu consiga fazer uns posts tão descritivos como esses.
    sorte aí!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Carlota querida! Adorei o seu relato... os detalhes ficaram otimos! fiquei imaginando vc nas diferentes situações que descreveu, principalmente nesta ultima quando não havia mais pessoas, só as ovelhinhas. consegui visualizar a tua cara de pavor hehehe. até a proxima amiga! beijocas da DIZ

    ResponderExcluir
  4. Fico na expectativa de que sempre possa haver tempo para seres detalhista ... estou adorando!

    ResponderExcluir