segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A chegada


Parking space lotado na estação de trem
Ede-Wageningen
A querida da Andréia saiu da festa de despedida dela em outra cidade para me buscar na estação de trem e fomos de bus até a moradia. A estação fica na divisa das cidades de Ede e Wageningen, pois são miuto pequenas e próximas, e não possuem demanda sufuciente que justifique estações exclusivas. Enquanto a aguardava, já me deparei com algo que será muito comum por aqui: os parking spaces lotados de bikes! 


Déia e Edi, recepção maravilhosa!
Somente quando ela chegou é que fiquei sabendo que a menina que vai sublocar o "apartamento" dela para mim só vai liberar na quinta! Ai meu deussss... e agora? Mas a Déia já havia resolvido isso! Me arrumou um pouso no apê da Edileia, outra brasileira muito querida que já me recepcionou com uma jantinha ótima! Ambos os apês, o "meu" e o da Edi, ficam no prédio chamado Bornsesteeg, uma das moradias estudantis da cidade, que tem 20 andares, 3 corredores por andar e 11 apartamentos por corredor! É gente...

Na segunda-feira a Andréia passou o dia inteiro comigo, nós duas de fiets (palavra muito importante, que significa bicicleta) me mostrando os lugares onde deveria ir para assinar contrato de aluguel, pra tirar foto para a documentação exigida, o prédio onde vou trabalhar, as pessoas, enfim, a maioria dos lugares importantes por aqui. Nossa, como é bom ter alguém para orientar a gente logo que se chega a um lugar novo – Fabio, pode fica tranqüilo que farei o mesmo com você! A cidade é pequena, mas no começo é bastante complicado de se achar... bem fácil de se perder...

Almoço no parque com a Déia!
 Almoçamos no parque, comemos uma saladinha que é vendida pronta em qualquer mercado (e até que é bem boa, fresquinha! o alface nem tem gosto de papel! mas confesso que o molhinho temperado que vem junto ajudou...), o dia estava maravilhoso, ensolarado, quente, os pássaros piavam e as árvores farfalhavam ao balanço da brisa européia...


Jantar camaronês de despedida!

No final do dia uma amiga camaronesa que mora aqui no Borns também preparou uma janta típica dos Camarões para nós! Depois ajudei a Déia a fechar a mala (meu deus, e QUE MEGAMALA! já serve de lição pra minha volta...) e ela foi pro Schiphol de carona com uns amigos. Depois ela contou que foi tudo certo de viagem, nem precisou pagar pelo excesso de bagagem! Ufa!


A primeira impressão que tive da cidade já foi muito boa. Claro que o dia ensolarado ajudou! Mas é tudo bem limpo, ordenado, organizado. Apesar de a abertura do coméricio ser limitada (daí se vê que estamos no countryside: segunda de manhã nenhuma loja abre, e todas fecham às 18h, pontualmente! só os supermarkets fecham mais tarde, às 20h...), as coisas são muito baratas, desde pasta de dente até eletrodomésticos. 

Olha eu e a Déia andando pelas ruas!
Foto tirada em movimento!
Também gostei bastante do respeito que se tem com os ciclistas: as ruas têm uma via exclusiva para as fiets e nos cruzamentos há sinaleiras diferentes, exclusivas para pedestre, para carro e para fiets! Nos horários de pico quase chega a ter engarrafamento de bike! Lembrando, esta é uma cidade universitária, então o maior movimento acontece nos horários de saída das aulas, nos arredores da WUR (Wageningen University and Research Centre).
Estou sentindo muito boas energias pra esta estadia  por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário